sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Entrevista a Juan

1 - Qual a importância da sua carreira para receber o Prêmio Nacional de Ciência Aplicada e Tecnologia de 2010?
É muito importante para ser reconhecido no país. Antes eu tinha estado no exterior, mas ser reconhecido no Chile é uma dupla honra e responsabilidade. Minha carreira já está no final, de forma que estes prêmios vir: o fim. Mas, supondo que exigem uma responsabilidade extra para o destinatário, porque as pessoas percebem uma diferente, mas, obviamente, um permanece exatamente o mesmo um dia depois do dia antes da premiação. Eu vejo isso.
Talvez o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 Applied me dá uma plataforma que eu uso inteligente para reforçar algumas mensagens-chave. As respostas que se seguem são alguns dos que as mensagens de cada país.
Devo dizer também, que o Prêmio é participativo, com dezenas de meus alunos, assistentes e colaboradores.É uma equipe conquista prêmio. E muito importante para a Universidade Católica, que já me hospedado por 45 anos de esforço.
. 2 - Como um biólogo marinho, o que é a sua visão sobre a interação das populações humanas  nas áreas costeiras do nosso país e que desenvolvimentos tiveram?
Sempre que meu vison biólogo marinho era um pouco a montante.Eu vejo os seres humanos como parte integrante e substancial dos ecossistemas. Eu não vejo como estando fora dos ecossistemas. Se isto é assim, então é importante para compreender os sistemas costeiros marinhos com os seres humanos como um ator central.Se eu posso compreender que, só então eu vou estar em posição de recomendar racional de medidas de extração de recursos, conservação e sustentabilidade. Neste temos sido pioneiros no Chile e estão na vanguarda. A evolução deste problema nos últimos 30-40 anos tem sido positivo, espetacular no Chile e, portanto, nós admiramos do exterior. Temos conseguido bastante compreender alguns sistemas costeiros no país, com o homem como um ator dinâmico natural, este graças à aplicação da ecologia experimental, e têm uma influência sobre as leis que regem a extração sustentável dos recursos marinhos costeiros. Devemos ter muito orgulho disso. Como costumamos dizer, somos um líder mundial e fazer muito melhor do que muitos outros países ... mas claro: ainda há um longo caminho pela frente e melhorar.
. 3 - Qual é a sua visão para o desenvolvimento sustentável das zonas de mineração e de gestão de recursos marinhos?
É uma ferramenta de ponta e globalmente. Através dela podemos ter evitado o famoso "tragédia dos comuns": quando algo pertence a todos, algo que ninguém se importa. De fato, no mar, não há direito de propriedade eo que eles fazem Áreas de Gestão é proporcionar direitos exclusivos para as comunidades de pescadores artesanais e torná-los co-responsáveis ​​pela gestão sustentada dos recursos bentônicos. Nenhum país do mundo com este sistema com o nível de desenvolvimento no Chile. Lembre-se que essas áreas já superam o 600-700 e, juntos, abrigam um total de mais de 1000 km2 de mar costeiro, mas como sempre, ainda podemos melhorar o sistema. É um desafio para a geração de biólogos que me seguem, eles devem tomar o bastão de revezamento e perfeito sistema de gestão e governança nacional.
. 4 - Qual é a importância de Loco no sistema modelo biológica marinha e como?
É uma espécie única no mundo (só no Chile e Peru). Um predador carnívoro e sistemas costeiros chave em águas rasas e fundos rochosos. Eu olho para trás, talvez cerca de 40 anos ... e eu acho que foi a melhor decisão da minha vida e pesquisador acadêmico, perceberam características proeminentes muito cedo você pode ter essa espécie. Naquela época nós sabíamos praticamente nada além de seu nome científico e, hoje, é das espécies marinhas do mais amplamente publicado em todo o Chile. É de longe o mais saber. O interessante é que ele simplesmente continua abrindo-nos mais e mais perguntas científicas. Essa é a ciência: algo é descoberto e junto com ele novas questões em aberto. Então eu digo que a ciência é uma paixão quase incontrolável. Difícil de parar!, Eu fui e sou apaixonado pelo estudo desta espécie, sua biologia, ecologia e papel nos ecossistemas e comunidades de pescadores artesanais no Chile, onde o loco é características icônicas marinhos.
. 5 - Como tem sido sua experiência com a criação de estações costeiras no Chile?
Uma experiência: Estação de Pesquisa Costeira Las Cruces (IMTS) em 1981-82, experiência extraordinária. Esta é a segunda escolha crucial na minha carreira científica. Isso me permitiu experimentar dentro e fora de IMTS, entender como eles trabalharam sistemas costeiros, com e sem cobradores costa e pescadores e transferir esse conhecimento para os pescadores (que são sempre mais sábio do que os cientistas) e, mais tarde influenciar o elaboração da Lei da Pesca e da Aquicultura 1991. Na ciência não se pode pedir muito mais e é isso que é chamado de "fechar o círculo do conhecimento" criar ciência, implementar e institucionalizá-la. Em alguns casos ao redor do mundo e fechou o círculo e acredita claramente, com todos os meus alunos e colaboradores que têm o privilégio de fazer.
. 6 - O que, você pensa, é a importância fundamental da divulgação da ciência para a sociedade?
Extremamente necessário e com uma grande diferença (enorme) nacional. Conhecimento científico avançado em muitas áreas, é no Chile e é o melhor do mundo, mas os pesquisadores não estão transferindo os alunos e ao público. Isso é muito grave. Isolados esforços são feitos, mas não existe uma política ou incentivos para fazê-lo (talvez explorar é uma exceção nesse mar de necessidades). Cientistas chilenos têm sobre uma dívida de gerações. No entanto, acho que o requerente é o Estado do Chile, que deve criar incentivos (não necessariamente econômico) e as políticas de emissão para que isso aconteça. Isso não é verdade.
. 7 - Como tem sido a sua experiência pessoal na introdução de conhecimento científico para as comunidades de pescadores e até mesmo o sistema legal das zonas costeiras?
Extremamente reconfortante. Sempre que se fala a verdade e não promete coisas que você não pode executar, os pescadores se juntaram a nós nos desafios. É necessário se a parte do cientista, humildade e respeito o conhecimento local dos pescadores, que é amplo. Talvez não um adequadamente sistematizado, mas vasto conhecimento. Eu ir para essas comunidades convencidos (não por conveniência, mas por experiência própria) que o conhecimento local que existe um amplo, rico e esclarecedor. Que nossas contribuições podem ser importantes como só pesquisadores, e somente se combinada com o conhecimento local ea transferência de conhecimento (o que é mais difícil do que a transferência de tecnologia) vai exigir persistência e presença
. 8 - Quais os mecanismos utilizados para transferir esse conhecimento?
Primeiro eu fiz muitos erros e aprendi com eles. Afinal é nenhum biólogo e sociólogo. Mas no final do dia a conversa e persuasão tinha a ver com o trabalho de perto, fazer coisas juntos e responder às perguntas que lhes interessavam pescadores, ea nossa. Estou convencido de que na pesca que temos a fazer é aprender a gerir os seres humanos, em vez de peixe ou marisco ou algas. Isso ajuda a máxima.

Ciência e estudantes
9 -. Quão importante é para você, transmitindo conhecimentos científicos ou escola cientificamente alfabetizados?
A nível nacional é muito, muito .... importante. Exatamente isso, o que falta é "Alfabetização" ... como eu já disse várias vezes já: transmitir o que é essencial, com palavras e conceitos simples atrações para as crianças. Não é fácil. Muitas vezes, pessoalmente, me leve até 3 ou 4 vezes mais tempo para preparar um simples bate-papo para crianças do ensino fundamental, uma aula na universidade. Mas o esforço deve ser feito. Quando é atingido e olha nos rostos das crianças que olhar surpreendente que indica que eles aprenderam algo que não sabia, que é quando você diz: valeu a pena o tempo gasto. Infelizmente, no nível universitário não é reconhecido, e muito menos incentivada. Conhecimento é fechado dentro dos muros da universidade e em artigos científicos publicados. Um grande desafio pela frente país onde explorar se você está jogando um papel importante.
10 -. Como você se sente sobre o ensino da ciência que ocorre nas escolas e quais mudanças você faria?
Eu sei que o assunto em profundidade, mas pelo que eu falo para os alunos nas escolas que eu acho, na minha área, que ainda há muito mais de atividades práticas, terreno experimental simples na escola ou no bairro e menos palestras. Não seria bom que todas as escolas do país costeiras as crianças foram expostas a requeríos, praias e dunas de areia que os cercam intertidal: Ler vivem lá, que adaptações têm estas agências, como são chamados? Isso ecológico, a pesca, importância social tem?. Além disso, seria bom que os professores dessas escolas tirar uma ou duas vezes por ano para crianças do mercado de peixes, crustáceos e algas ao redor, e aprender a reconhecer espécies comestíveis, seus nomes, um pouco de sua biologia, ecologia e pesca e sua importância social. Fácil, pode ser feito, mas não feito.
Muitos dos biólogos marinhos chilenos entrenaríamos aqueles professores com paixão!
11 -. Será que o EXPLORE Programa dá aos cientistas mais e melhor no futuro?
Eu não sei a resposta, nem que você resolveu o problema. Isso tem a ver com os objectivos explorar. Se este objectivo é tal, deve ser avaliada. Eu não sei a resposta, mas, certamente, o programa poderia estar incentivando potencial científico.
12 -. Que temas abordados em sua palestra na XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Região de Los Rios?
Aproximei-me três questões importantes para mim. Em primeiro lugar, no contexto da Semana de Ciência e Tecnologia, EXPLORE 2010, eu falei sobre a nossa agitadísimamente territorialidade marinha no mar que nos banha!.Então, no que eu chamo de "Paixão de fazer ciência no Chile", um lugar único no mundo, com um maravilhoso mar. Finalmente, tentando começar a pagar minha dívida, com foco a questão das mudanças climáticas globais, suas causas, responsabilidades e compromissos de cada um de nós e os éticos e pessoais mudanças de comportamento. Este é Climate Change Alfabetização Global, no Chile.
13 -. Qual é a importância deste tipo de consultoria para fornecer o conhecimento científico para os alunos em idade precoce?
Essas instâncias são muito importantes e escassos no Chile. Assim, usando o Prêmio Nacional e muitos convites para dar palestras e conversas, os únicos que eu não rejeitadas são as destinadas a estudantes.Entre eles, a oportunidade que me dá EXPLORE é único e apreciamos sincera.
Melisa Martin Salvadores
Jornalista EXPLORE Programa
Rivers Região


Rochas Metamórficas


Metamorfismo: mudança da forma de alguma coisa para outra.

Rocha Metamórfica : alguma rocha que sofreu mudanças na textura, mineralogia, ou composição química no estado sólido.


Como as rochas metamorfizam?



Existem diversas forças que fazem uma rocha mudar de forma tais como a pressão, fluídos(H2O) e o calor.



Pressão: uma pressão maior tende a diminuir o espaço disponível para o crescimento do mineral, assim os minerais metamórficos gerados em altas pressões tendem a ser mais densos. O aumento da pressão pode originar de algum esforço dirigido (enterramento). esforços produzirão uma orientação preferencial dos minerais.



Fluídos: atuam como um catalisador durante o metamorfismo; ajudam a troca de íons entre os cristais
em crescimento.




Calor: região de estabilidade de um mineral sensível à temperatura. Com o aumento da temperatura, os fluídos dos poros diminuem.




  
Reações Metamórficas
 


Mudanças mineralógicas: (ex., argila para mica): Séries de complicadas reações que dependem de pressão, temperatura e composição.



Mudanças texturais: recristalização (limites granulares tornam-se mais compactos) e foliação (orientação preferencial de minerais).








 Metamorphic rocks


 
Metamorphism: the changing shape of something to another .

Metamorphic Rock: a rock that has undergone changes in texture , mineralogy , and chemical composition in the solid state.


 











As the rocks change?

 
There are many forces that make a rock change shape such as pressure , fluids (H2O) and heat.

 Pressure: a higher pressure tends to decrease the space available for the growth of the mineral, the mineral thus generated metamorphic high pressures tend to be more dense space. The increased pressure can lead to a directed effort ( planting) . efforts will produce a preferred orientation of minerals .

Fluids: act as a catalyst during metamorphism ; help the exchange of ions between the crystals
growth .

 
Heat: stability region of a mineral sensitive to temperature. With increasing temperature , decreasing pore fluids .





Metamorphic reactions


Mineralogical changes: ( eg , clay mica ) : Series of complicated reactions that depend on pressure, temperature and composition .


Textural changes: recrystallization (granular boundaries become more compact), and foliation    (mineral preferred orientation) .

Sismo nos Açores

Hoje, dia 28 fevereiro de 2014 foi sentido durante a madrugada um sismo com intensidade de 3.4 na escala de Richter.
Este sismo não causou danos materiais e não houve registo de feridos ou mortos.

FIQUEM ATENTOS A NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE SISMO.
Obrigado


English

Earthquake in the Azores

Today, on February 28, 2014 was felt during the night an earthquake with an intensity of 3.4 on the Richter scale.

This earthquake caused no damage and no registration injured or killed.



STAY TUNED FOR NEW INFORMATION ON THIS EARTHQUAKE.   
Thank you.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ciclo das Rochas





Aqui está um vídeo sobre uma breve evolução das rochas do planeta e o seu ciclo.



Here is a video about a brief evolution of rocks of the planet and its cycle.
Espécies em via de extinção tudo sobre elas
LINCE IBÉRICO
O lince ibérico (Lynx pardinus) tem uma pelagem castanha ou amarela com manchas negras e cauda curta. Uma das principais características deste felino é possuir nas extremidades das orelhas pêlos rígidos em forma de pincel, o que facilita a sua audição. Os seus membros são robustos, sendo os posteriores mais longos, o que lhe permite grande capacidade de impulsão, enquanto que os anteriores são mais curtos e fortes sendo por isso utilizados na captura das presas.






















Comportamento

É um animal essencialmente nocturno, podendo deslocar-se cerca de 7 km num dia.
Os linces ibéricos não têm por habito juntar-se ou andar em grupo com outros machos, mas sempre acompanhados por uma ou mais fêmeas. Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março e após um período de gestação que varia entre 63 e 74 dias podem nascer entre 1 e 4 crias. O mais comum é nascerem apenas 2 crias que recebem cuidados unicamente maternais durante cerca de 1 ano, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar. Normalmente, quando nascem 3 ou 4 crias, estas entram em combates por comida ou sem qualquer motivo e acabam por sobrar apenas 2 ou  mesmo 1, daí um dos seus pequenos aumentos populacionais.




Rinoceronte da Malásia


Espécie em perigo
Rinocerontes da Malásia ameçados por problemas de reprodução, alerta WWF.
A baixa densidade de espermatozóides e outros problemas reprodutivos estão a impedir a gravidez entre os ameaçados rinocerontes da Malásia








 O Cachalote
        Ficha técnica: Baleia Cachalote 

        Nome Científico: Physeter macrocephalus

               Características principais: O maior cetáceo com 
dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. 
A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande 
rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. 
Têm boca inferior e dentes numerosos e bem desenvolvidos na 
maxila inferior e poucos ou nenhuns na superior. A sua coloração é 
escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. 
A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do 
corpo.
Tamanho: Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas 
atingem 12 metros e os machos 18 metros.
Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da 
fêmea 20 toneladas.
Gestação e cria: Aproximadamente onze meses. Nasce apenas 
uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
Alimentação: Alimenta-se de cefalópodes.
Distribuição: Desde os trópicos até às bordas dos packice em 
ambos os hemisférios, porém apenas os machos se aventuram a 
atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição. 
Razões pelas quais se encontra em perigo: Devido aos seus caros produtos, como o espermacete (uma substâcia de cor clara 
utilizada no fabrico de velas)  e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das 
mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As 
redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que 
acidentalmente se emalham nestas redes.
     

Fontes- Google

Antártida: Grupo de cientistas descobre rocha rara

 
A Antártida pode esconder um gelo particularmente valioso. Um grupo de cientistas descobriu uma rocha rara - o kimberlito -, que muitas vezes é o cofre de diamantes.
Este segredo escondido nas montanhas geladas e inóspitas do Sul mais ao Sul pode revelar-se uma tentação controversa.
Todos os continentes têm esta rocha, mas é a primeira vez que ela é descoberta na Antártida. Trata-se de um complexo de rochas, onde o carbono domina e, por isso, é potencialmente rica em diamantes.
 No entanto, equipa de geólogos australianos responsável por esta descoberta salienta que isto não significa que exista uma grande jazida, nem sequer significa que existam diamantes.
A existirem diamantes na Antártida, colocam-se entraves, uma vez que a extração de minério é proibida no Continente.
Porém, a temperatura extrema pode continuar a ser a melhor amiga destes diamantes. Ainda na semana passada foi notícia o recorde de 93 graus negativos.



Antarctica : Group of scientists discover rare rock
Antarctica can hide a particularly valuable ice. A group of scientists discovered a rare rock - the kimberlite - which is often the safe diamond .This secret hidden in the icy , inhospitable mountains of the South over the South may prove a controversial temptation.All continents have this rock , but it's the first time she is discovered in Antarctica . This is a complex of rocks, which dominates the carbon and therefore is a potentially rich in diamond .However , Australian geologists team behind this discovery emphasizes that this does not mean that there is a large deposit , not even mean that there are diamonds .The diamonds exist in Antarctica , put up barriers , since ore mining is banned in the mainland .However , extreme temperature may continue to be the best friend of these diamonds . Just last week news was a record 93 degrees below zero.

Aqui segue mais uma publicação.

 Here is another publication.

Rochas e Minerais
  
Rocks and Minerals

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser fáceis de definir.

Geologicamente, um mineral pode ser definido como sólido natural, inorgânico(significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.

Por vezes, também é frequente confundir-se minerais de rochas.

Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.

Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais: quartzo, minerais e micas(como a biotite, por exemplo). Eis o aspeto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados.


 Minerals are resources that our planet makes available that can be extraordinarily beautiful. However, they can not be easily defined.

Geologically, a mineral can be defined as natural solid, inorganic (means it is not produced by any living being), which has a well-defined crystal structure and chemical composition.

Sometimes it is also often confused minerals from rocks.

 A rock is a natural solid consisting of one or more minerals.

For example, granite rock is formed by three minerals: quartz, and micas (biotite like, for example). Here is the aspect that has the rock and minerals if they were isolated.


 
 

Rochas e Minerais

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:
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Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:
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Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:
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Rochas e Minerais

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:
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Rochas e Minerais

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
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Rochas e Minerais

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:
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Rochas e Minerais

Os minerais são recursos que o nosso planeta coloca à nossa disposição que podem ser de uma beleza extraordinária. Contudo, podem não ser muito fáceis de definir.
Geologicamente, um mineral pode ser definido como um sólido natural, inorgânico (significa que não é produzido por nenhum ser vivo), que apresenta uma estrutura cristalina e composição química bem definida.
Por vezes, também é frequente confundir-se minerais e rochas.
Uma rocha é um sólido natural constituído por um ou mais minerais.
Por exemplo, o granito é uma rocha constituída por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas (como a biotite, por exemplo). Eis o aspecto que tem a rocha e os minerais se estivessem isolados:

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